Correio Popular Notícia




CAPITAL
Porto Velho ganha novo Centro de Atenção Psicossocial

Data da notícia: 2014-12-18 11:19:46
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, inaugurou na tarde desta terça-feira (16/12) o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), localizado na Avenida Guaporé, próximo ao cruzamento com Av. José Vieira Caúla, bairro Agenor de Carvalho. O investimento total da obra foi de um milhão trezentos e trinta e sete mil reais. O Centro realiza cerca de 80 atendimentos por dia, entre homens e mulheres. São 25 profissionais trabalhando no local, como médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros.
Segundo o Prefeito Mauro Nazif o atendimento é personalizado para cada paciente, o que contribui para a eficácia do tratamento e a melhoria da qualidade de vida da população de Porto Velho. "Esta é uma unidade importantíssima. Temos trabalhado de forma que possamos atender, quanto à saúde, a todos os públicos, inclusive, aqueles que são moradores de ruas e que também são dependentes químicos. Para estes estamos fazendo um trabalho específico", afirma Mauro.
O senhor Sebastião Pereira de Andrade de 78 anos, é dependente do álcool. Ele conta que esta é a primeira vez que busca atendimento no Caps Ad. "Quero deixar de beber. A primeira vez que tentei sair do vício não consegui. Acredito que desta vez terei sucesso", disse Sebastião.

MELHOR ATENDIMENTO - De acordo com o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio, com o prédio próprio, a Semusa poderá realizar um atendimento de qualidade e menor custo. "Nossos profissionais estão preparados para atender. Temos aqui uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras, médicos, entre outros. A Prefeitura quer diminuir o problema do álcool e outras drogas. No entanto, quando recebemos um encaminhamento ou somos procurados, não podemos forçar um dependente a fazer algo, por isso, a reabilitação depende muito da força de vontade dos mesmos e nós da prefeitura estamos aqui para auxiliá-los de forma personalizada", explica o secretário.
Para o diretor administrativo da Energia Sustentável do Brasil, José Lúcio Arruda, é um prazer contribuir com poder público auxiliando no combate as drogas. "Esta é mais uma das compensações que estamos realizando e é uma satisfação entregar esta obra na zona Leste da cidade", comenta José Lúcio.
Segundo Daniel Amaral Lima, chefe da Divisão de Saúde Mental do município, este é o único Caps Ad de Rondônia e tem cinco mil pacientes cadastrados. "O Centro existe há cinco anos. A recuperação depende da vontade de cada um. Conseguimos realizar o atendimento de cerca de duas mil e quinhentos pacientes. Primeiro eles passam por um acolhimento e uma triagem para saber o real procedimento a ser realizado com o dependente, depois é feito um planejamento para tender as necessidades. Além disso, aqui temos o programa de Combate ao Tabagismo, o Grupo de Mulheres e o Projeto Começar de Novo para os regressos do sistema prisional", finaliza Daniel.

Fonte:






Noticia vista 1370 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.